Vencer a preguiça e se tornar mais ativo no dia a dia não precisa ser uma decisão do tipo “segunda-feira eu começo”, tampouco há de se realizar mudanças radicais. O sedentarismo se caracteriza pela falta de atividades físicas e está relacionado a problemas de saúde física e emocional e pode levar a doenças como obesidade, depressão e ansiedade. Quem deseja ter mais saúde e bem-estar precisa reavaliar velhos hábitos e adotar pequenas medidas diárias para movimentar o corpo e, a partir daí, incorporar exercícios físicos mais constantes e intensos na rotina.
Entenda a diferença entre atividade física e exercício físico:
Passear com o cachorro, brincar com os filhos, limpar a casa, cuidar do jardim são exemplos de atividades físicas. Ou seja: todo movimento produzido pelos músculos, que causa algum gasto calórico acima do que se teria em repouso.
São tarefas corriqueiras, que não exigem preparo físico e que podem (e devem) fazer parte do dia a dia, pois necessitamos dessas ações para nos relacionar com as pessoas e com o espaço ao nosso redor.
Atualmente, com as facilidades em função da automatização das tarefas – como abrir o portão de modo automático, pedir comida por aplicativo, utilizar automóvel para percorrer pequenos trechos, preferir elevador ou escada rolante etc., acabamos nos tornando cada vez mais sedentários e, assim, mais doentes.
Já os exercícios físicos são os movimentos executados de forma constante, consciente e planejada. Por exemplo, treinos de musculação, de artes marciais, corridas de rua, aulas de dança, natação etc.
Para que haja melhora significativa na saúde, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a prática de 150 minutos de atividades moderadas por semana ou 75 minutos de exercícios aeróbicos com maior intensidade. Para quem deseja mais benefícios, o ideal são 300 minutos de atividades moderadas ou 150 minutos de exercícios vigorosos.
COMO AFASTAR O SEDENTARISMO?
Pesquisas realizadas no Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) sugerem que 30 minutos de atividades ao longo do dia já são suficientes para afastar o sedentarismo. E pequenas atitudes fazem toda a diferença ao longo do tempo. Anote!
– Ao levar o cachorro para passear, faça caminhos diferentes e mais longos a cada dia;
– Proponha passeios e brincadeiras ao ar livre para seus filhos (sobrinhos, filhos de amigos etc.);
– Troque o elevador ou a escada rolante pela escada convencional;
– Deixe o carro na garagem para ir ao comércio do bairro;
– Desça do ônibus alguns pontos antes do seu destino;
– Passeie de bicicleta pelo bairro;
– Prepare suas refeições ao invés de pedir por telefone ou aplicativos;
– Fique mais tempo em pé;
– Varra a calçada;
– Corte a grama e cuide do jardim semanalmente;
– Beba mais água mineral, pois a água combate o cansaço e a falta de concentração.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!