Basicamente, os rins têm como função limpar o sangue, removendo as impurezas, e, assim, regular a pressão arterial. Parece simples, mas é extremamente necessário para o bom funcionamento do organismo. A falta de cuidados com os rins pode causar, entre outros problemas, a doença renal, que afeta a capacidade de filtração do sangue, podendo levar à insuficiência. Para evitar problemas nos rins, o primeiro passo é beber água regularmente, em quantidade suficiente para manter o organismo bem hidratado.
QUAL O PAPEL DA ÁGUA PARA A SAÚDE DOS RINS?
Vamos imaginar que nosso organismo é uma máquina que funciona com três combustíveis: o oxigênio (da respiração), o carboidrato (da alimentação) e a água. Cada um deles tem um papel específico para a manutenção dessa máquina. A água é o principal componente do corpo humano (aproximadamente 60% do corpo de um adulto) e é um solvente responsável por permitir reações químicas; regula a temperatura corpórea e transporta substâncias por meio do sangue. Para todo este trabalho, depende do bom funcionamento dos rins.
Como funcionam os rins?
Ainda considerando o organismo como uma máquina, os rins seriam o filtro, que retêm e “se livram” das impurezas. O sangue é levado para os rins, onde é filtrado por néfrons, estruturas microscópicas que retiram as toxinas do sangue, levando-as para a bexiga, de onde são excretadas – em forma de urina – juntamente com o excesso de água. Nesse processo, o sangue limpo volta para o organismo para transportar substâncias e nutrir tecidos e órgãos, garantindo, assim, o bom funcionamento da máquina humana.
Quando os rins perdem a capacidade de filtração, as toxinas passam a circular em maior quantidade na corrente sanguínea, podendo causar doenças como a uremia, que se caracteriza como o excesso de ureia no sangue, e tem como sintomas: inchaço (principalmente nas mãos e nos pés), cansaço, enjoo e dificuldade de respirar. O agravamento da uremia causa diminuição dos glóbulos vermelhos e aumento da pressão arterial. Se não tratada, pode levar a óbito.
Beber água é fundamental para evitar doenças renais
O primeiro passo para cuidar dos rins é manter o corpo bem hidratado, ingerindo água pura. É importante beber água em intervalos regulares e não esperar sentir sede. Segundo pesquisa realizada com mais de 2400 pessoas acima de 50 anos na Universidade de Sidney (Austrália), as que ingeriam regularmente entre dois e três litros de água por dia apresentaram risco renal significativamente inferior ao das que bebiam menos de dois litros diários.
Para criar o hábito de ingerir água, anote estas dicas:
– Tome um copo de água assim que acordar;
– Carregue uma garrafa de água mineral;
– Quando passar por um bebedouro, beba um pouco de água;
– Troque sucos, refrescos e refrigerantes como acompanhamento das refeições por água;
– Programe um despertador para lembrá-lo de beber água, ou instale um aplicativo próprio para isso em seu smartphone;
– Se não consegue beber água pura, experimente colocar uma rodela de limão ou de laranja (ou acrescente outros sabores, como gengibre, hortelã, canela em pau etc.);
– Água gelada costuma ser mais palatável para quem ainda não tem o hábito de ingerir água pura;
– Ingira também água com gás, que tem o mesmo poder de hidratação que a sem gás.
Outros cuidados para manter a saúde dos rins
– Tenha hábitos saudáveis de alimentação;
– Evite alimentos processados, principalmente os ricos em sódio;
– Mantenha o peso;
– Controle a pressão arterial e a diabetes;
– Faça exercícios físicos regularmente;
– Não fume;
– Evite bebidas alcoólicas.
Ao sinal de alteração na urina (frequência, cor, quantidade, cheiro ou espuma na superfície); dores nas costas ou nos rins; dor ao urinar; hipertensão; cansaço frequente; e inchaços: procure um médico!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!