As lições aprendidas nas aulas de biologia são constantemente lembradas quando o assunto é hidratação: o corpo humano é composto de aproximadamente 70% de água,  líquido é fundamental para o funcionamento celular e para processos de respiração, digestão, circulação e transmissão de impulsos nervosos. Mesmo sabendo de tudo isso, a ingestão de água pela população costuma ser menor que o indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), principalmente entre crianças e jovens.

Uma pesquisa publicada no American Journal of Public Health (EUA) constatou que mais da metade das crianças e adolescentes norte-americanos não bebe água na quantidade que deveria. O estudo foi realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, com base nas estatísticas do National Health and Nutrition Examination Survey, que reuniu dados de 4.000 crianças entre 6 a 19 anos. Como consequência, observou-se um aumento no número de crianças e adolescentes com cálculos renais. Como nem sempre as crianças expressam a necessidade de tomar água, cabe aos adultos responsáveis oferecer a quantidade de água necessária, em períodos regulares de tempo (principalmente quando a criança estiver exposta ao sol, brincando ao ar livre ou praticando atividades físicas).

 

QUAL A QUANTIDADE IDEAL DE ÁGUA PARA CADA IDADE DA CRIANÇA?

Bebês lactentes (com aleitamento materno exclusivo) não precisam de água até os seis meses de vida, pois o leite materno possui a quantidade de água de que necessitam diariamente. Entre seis meses e um ano, o bebê deve ingerir de 800 ml a 1 litro de água por dia (ou conforme recomendação do pediatra). Entre um e três anos, a quantidade recomendada é de 1,3 litro; dos quatro aos oito, deve variar entre 1,7 a 2 litros.

A quantidade de necessária para a saúde das crianças também varia de acordo com as condições climáticas: tempo mais seco e quente exige maior quantidade de água – e de acordo com o nível de atividades físicas ou brincadeiras da criança. É importante ressaltar que as crianças, normalmente, não transpiram tanto quanto os adultos. Mas isso não significa que não estejam perdendo água, por isso, cabe aos pais ou responsáveis, observar sinais como a coloração da urina e a quantidade de vezes que a criança faz xixi por dia.

 

COMO FAZER AS CRIANÇAS BEBEREM ÁGUA?

Dificilmente uma criança vai interromper o que está fazendo, principalmente se for uma brincadeira, para pedir água. Por isso, os pais ou responsáveis devem:

  • dar o exemplo, já que as crianças aprendem muito observando hábitos e comportamentos dos adultos estimular o consumo de água desde cedo;
  • estimular a ingestão de água, para isso, podem se valer de copos com alças que as crianças possam segurar, coloridos, com estampas dos personagens preferidos por elas;
  • deixar sempre uma garrafa de água ao alcance da criança;
  • oferecer água com gelo ou com rodelas de limão ou laranja para criar uma situação diferente;
  • restringir o consumo de refrigerantes, sucos industrializados ou outras bebidas adoçadas, que prejudicam o paladar e a saúde das crianças.

 

água na saúde

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *