Com o novo ano, iniciam-se novos ciclos, por isso, essa época é tão propícia a planos e projetos (pessoais, profissionais, familiares etc.). O problema é que muitas dessas promessas são quebradas ou esquecidas antes da metade do ano. Em 2019, que tal mudar e, ao invés de traçar metas inatingíveis, fazer planos que podem se concretizar apenas com sua própria boa vontade?
Fizemos uma lista de resoluções de ano-novo para você se inspirar a criar sua própria lista.
Tome mais água
Nós sabemos o quanto a água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Mas nem sempre consumimos a quantidade ideal de água por dia. Por isso, que tal colocar como meta de Ano-Novo consumir mais água mineral?
Comece deixando um copo de vidro ou uma jarra ao lado da sua mesa de trabalho e também carregue sempre uma garrafa na bolsa. Dessa forma você evita “deixar para tomar água depois”.
Outra forma de facilitar esse processo é baixar aplicativos que vão te lembrar de tempos em tempos de tomar água. Aproveite esse alerta para praticar outros hábitos saudáveis, como levantar da sua mesa e caminhar um pouco pelo escritório ou em casa.
[Conheça os benefícios da água mineral para seu organismo]
Perder peso
Emagrecer é uma resolução na lista de quase todas as pessoas e fica mais fácil de concretizar se você trocar o “perder peso” por “adotar hábitos mais saudáveis. Para isso, você deve prestar mais atenção na alimentação, escolher melhor os alimentos – preferindo os frescos e deixando de lado os processados –, praticando atividades físicas – que podem ser desde caminhadas ao ar livre até aulas em clubes ou academias –, parar de fumar, e beber mais água.
Use a tecnologia para ter mais saúde, baixe aplicativos que ajudam você a se alimentar melhor, como o MyFitnessPal, o TecnoNutri e o Dieta e Saúde; a fazer exercícios em casa, como o Sworkit Lite, o Treino de 7 minutos, e o 30 dias (todos disponíveis para iOS e Android);
Passar mais tempo com a família
Há quanto tempo você não vê aquela sua tia que tanto gosta? Seus filhos, seus pais, seus sobrinhos já reclamaram que você não tem dado atenção suficiente para eles? Pois é, muitas vezes acabamos nos deixando levar pelos compromissos diários e deixamos de viver momentos importantes com as pessoas que mais amamos. Marque na agenda os compromissos com a família e trate-os com a mesma importância que trata os compromissos profissionais.
Faça programas diários ou semanais com seu núcleo familiar mais próximo, e periodicamente, marque encontros (que tal um café com bate-papo em uma tarde de domingo?) com os que vivem mais longe. Não deixe para ver parentes queridos somente no próximo Natal!
Guardar dinheiro
Sabemos que nem sempre é possível destinar um valor da renda familiar para uma aplicação ou para a poupança. Porém, essa tarefa fica mais fácil se essa poupança tiver um destino definido, por exemplo: a colocação de piscina em casa, uma viagem em família, por exemplo.
Calcule seus gastos com “bobagens” no dia a dia e faça pequenas trocas, como cozinhar em casa mais vezes e comer em restaurantes apenas em ocasiões especiais.
Aprender algo novo
Você sempre quis aprender uma nova língua, a tocar um instrumento, a costurar, a dançar ou a cozinhar e nunca conseguiu? Coloque este item entre as metas para 2019, pois “nunca é tarde para aprender”! Se na sua cidade tem Sesc e/ou Senac, procure nas secretarias as opções de cursos, muitos são gratuitos ou têm mensalidade acessível. Você pode, também, buscar cursos online, há opções que vão do beabá da cozinha até especializações profissionais.
Ler mais
Se você é daquelas pessoas que amam comprar livros, mas acabam vendo a pilha de livros aumentando porque não têm tempo para pôr a leitura em dia? Chegou a hora de colocar os livros como prioridade. A gente concorda que fazer maratona de séries ou assistir a vários filmes em um fim de semana é uma delícia, mas é importante reservar um tempo para a leitura. Estipule um tempo ou uma quantidade de páginas mínima de leitura diária, por exemplo, 40 minutos ou 30 páginas, e esforce-se para cumprir essa meta.
Começar em um emprego novo
Se está infeliz com seu emprego, deseja dar um novo rumo à carreira ou precisa começar a trabalhar, 2019 é o ano! Especialize-se em outras áreas, conheça empresas do ramo que deseja trabalhar, aumente sua rede de contatos e, claro, mostre-se disponível. Diga aos colegas mais próximos que deseja mudar de emprego ou de cargo, faça propostas e não fique parado esperando por um milagre. Faça acontecer!
Experimentar coisas novas
Costumamos consumir mais produtos e ter menos experiências, por isso propomos uma mudança para 2019: ter menos coisas e viver mais coisas: viajar para lugares diferentes, mesmo que sejam cidades próximas à sua; experimentar um novo restaurante ou um novo prato no seu restaurante preferido; andar devagar e aproveitar a chuva ao invés de correr para se abrigar; fazer um mergulho com instrutor; voar de parapente…
Esses momentos certamente ficarão marcados em sua memória por muito mais tempo que um bem material que você possa comprar.
Ajudar uma causa
Em sua cidade, certamente há um asilo de idosos, uma creche, um abrigo de animais ou ONGs que trabalham para ajudar a vida do próximo. Você também pode criar um grupo de apoio. Há diferentes maneiras de fazer a diferença na vida de alguém, basta você encontrar uma causa pela qual queira lutar.
Não tem tempo para se dedicar ao voluntariado? Saiba que pequenas atitudes cotidianas podem ser fundamentais para quem precisa: ensine algo a alguém, ajude alguém com dificuldade de locomoção a chegar ao seu destino; doe ração a abrigos ou protetores de animais; separe roupas, aparelhos eletrodomésticos e outros objetos que não usa mais para doação; marque um café com aquela amiga que está passando por alguma dificuldade e coloque-se à disposição; elogie um colega de trabalho após a realização de uma tarefa importante; faça uma festa de aniversário e sugira que os convidados deem itens para doação (como fraldas descartáveis, produtos de higiene ou de limpeza, leite em pó, cobertores) no lugar de presentes para você.
Fazer de 2019 um ano de realizações depende de você dar o primeiro passo.
A Acinam deseja a todos um feliz e próspero ano-novo!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!