Assim como para os seres humanos, a água é vital para os animais e, quanto menor o porte do bicho, mais cuidados devemos ter. Afinal, um gato ou um cachorro de pequeno ou médio porte não sobrevivem se perderem 10% da água do corpo. Ou seja, a desidratação é ainda mais perigosa para os animais de estimação, pois pode levá-los a óbito rapidamente. Por isso, é importante garantir que o pote de água do seu pet esteja sempre cheio e limpo.
Do mesmo modo que para os humanos, o ideal é que se ofereça água mineral aos bichinhos sempre que possível, porque eles também se beneficiam com os minerais e porque a água mineral é mais segura.
POR QUE DEVO DAR ÁGUA MINERAL AO MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?
A oferta de água mineral aos bichinhos é importante para manter as funções fisiológicas como o transporte celular de substâncias e a regulação da temperatura corporal – do mesmo modo que para nós, humanos –; para o bem-estar dos pets, principalmente os cachorros, que transpiram pela língua, e isso ajuda a controlar a temperatura do corpo; para refrescar, aumentando o bem-estar do animal; para eliminar resíduos tóxicos; e para fornecer minerais, como cálcio, magnésio, zinco e potássio.
CUIDADOS COM A ÁGUA DOS ANIMAIS
– Troque a água duas ou três vezes por dia;
– Lave o recipiente a cada troca;
– Não deixe o pote exposto à luz solar, à chuva, nem em locais com muito vento (que pode trazer sujeira);
– Redobre os cuidados em áreas onde há incidência de Aedes aegypti;
– Em dias muito quentes, coloque cubos de gelo ou ofereça água gelada;
– Observe a ingestão de água dos animais e procure orientação médica caso perceba alteração nos hábitos e no volume de urina.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!