Quem não dispensa uma boa cerveja sabe que a melhor bebida segue o padrão da Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot), promulgada em 1516, por Guilherme IV da Baviera. Segundo a Reinheitsgebot, as cervejas devem ser feitas com apenas três ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. Por levar somente essas três matérias-primas, é necessário que elas sejam de alta qualidade para que se obtenha o melhor produto final. A água é fundamental em todas as etapas da produção de cerveja. Na fabricação, na fermentação/maturação, na filtração, na higienização/esterilização e no engarrafamento. Por isso, águas minerais são as mais indicadas.
O sabor da cerveja depende diretamente da qualidade da água, da sua composição e das características do solo de onde ela vem. Isso interfere no pH da mostura (parte quente do processo) e do mosto (produto que resulta da mostura). O mestre cervejeiro deve ter conhecimentos sobre química suficientes para alterar os íons e os minerais da água. Por exemplo: o magnésio e o cálcio são utilizado para regular (diminuir) o pH, o sódio deve ser usado na medida certa para equilibrar a doçura e encorpar a cerveja.
Como a água interfere no sabor final da cerveja, as características da água utilizada na fabricação das cervejas são diferentes em cada país, já que as preferências também variam.
COMO É A ÁGUA USADA PARA FABRICAR AS CERVEJAS MAIS TRADICIONAIS DO MUNDO
República Tcheca: a famosa Pilsner é feita com água que contém baixa quantidade de cálcio, carbonato, cloreto, magnésio, sódio e de sulfato.
Áustria: a cerveja Âmbar, tradicional de Viena, leva água com baixo teor de sódio e cloreto.
Alemanha: a Munich Dunkel tem seu sabor maltado acentuado em função da alta proporção de carbonatos; já a água usada na Lager de Dortmund tem teor elevado de todos minerais.
Inglaterra: a Porter londrina tem alta concentração de carbonato, sódio e sulfato.
Irlanda: a Stout mais famosa do país tem alto teor de carbonato, presente nas tradicionais cervejas escuras da terra de St. Patrick.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!