Água contaminada

De toda a água do planeta, somente 2,4% é doce, e desse percentual, apenas 0,02% está em rios ou lagos e pode ser usada para abastecer as cidades e ser consumida. A água própria para consumo humano e de outros animais é chamada potável.

Para evitar a contaminação é fundamental consumir água mineral que é própria

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, estas são as doenças mais comuns causadas por água não tratada:

 

Hepatite A

A Hepatite A é uma inflamação no fígado altamente contagiosa. A doença começa de forma leve, mas pode evoluir, tornando-se grave e é potencialmente fatal se não tratada corretamente. A doença é transmitida por fezes e pelo contato com a água contaminada com micro-organismos de matéria fecal.

Os principais sintomas da hepatite são urina escura, fezes claras, amarelamento da pele e mucosas, febre, calafrios, sensação de fraqueza, náusea, perda de apetite e fadiga.

O tratamento básico é repouso, alimentação equilibrada (rica em proteína e pobre em gordura), nenhuma ingestão de bebida alcoólica e alta ingestão de água. O tratamento é feito através de medicamentos antibióticos com acompanhamento médico.

 

Leptospirose

É causada por uma bactéria presente na urina de roedores, ratos, principalmente, e é transmitida através do contato direto da pele ou da ingestão de água contaminada. A leptospirose causa febre alta, calafrios, dores no corpo, diarreia, náuseas, vômitos e vermelhidão com ardor nos olhos. Nos casos mais graves, pode causar hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, podendo levar o paciente à óbito se não for tratada de maneira adequada.

 

Diarreia infecciosa

A diarreia pode parecer uma doença banal, mas quando é causada por infecção bacteriana, viral ou parasitária apresenta riscos à saúde, sendo uma das principais causas de morte por desidratação de bebês e crianças em países subdesenvolvidos, como o Brasil. A transmissão se dá pela presença de fezes contaminadas na água. E os principais sintomas são: o aumento do número de evacuações, fezes aquosas ou de pouca consistência. Podendo ser acompanhada por vômito, febre e dor abdominal aguda. O tratamento consiste em ministrar soro caseiro, aumentar a ingestão de água (beber cerca de 100 ml de água após cada evacuação), ingerir alimentos leves, pouco condimentados e evitar comidas gordurosas e vegetais fibrosos.

 

Amebíase

Bem como a diarreia, a amebíase é contraída pela ingestão de comida ou de água contaminada com material fecal. É causada por uma ameba E. histolytica, que entra no trato digestivo em forma de ovo. O muco presente nas paredes intestinais serve de alimento para as amebas, que se reproduzem rapidamente no intestino. A doença pode se agravar, e é responsável por cerca de 100 mil mortes no mundo inteiro, e tem como sintomas recorrentes: cólicas abdominais, fezes pastosas, fadiga, excesso de gases e perda de peso. A amebíase é tratada com antibióticos recomendados por um médico.

 

Cólera

Cólera é uma infecção intestinal causada pela bactéria Vibrio cholerae, transmitida pela ingestão de água com presença de fezes contaminadas. A bactéria se instala no intestino, onde produz uma toxina que ataca as células intestinais, provocando grave diarreia, fazendo com que o organismo elimine grande quantidade de água e sais minerais, causando desidratação severa, que pode ter graves consequências. Os principais sintomas são: náuseas e vômitos, cólicas abdominais, forte diarreia, cãibras, arritmia, pele seca, sede excessiva, olhos ressecados, letargia e a perda de até um litro de água por hora. O tratamento da cólera é a urgente reidratação do paciente via oral com uma solução chamada SRO, fluidoterapia (hidratação intravenosa), suplemento de zinco e uso de antibiótico.

 

Previna-se!

Para prevenir a contaminação por agentes infecciosos, prefira ingerir água mineral de fontes registradas e engarrafadas por empresas reconhecidas. Em Santa Catarina, para garantir a qualidade da água que você vai beber, verifique sempre se a empresa faz parte da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (Acinam).

 

Água contaminada

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *