O hábito de beber água com limão é defendido por alguns médicos e nutricionistas e ficou conhecido, principalmente, depois que beldades como Gisele Bündchen e Yasmin Brunet publicaram em suas redes sociais que bebem água com limão diariamente em jejum. O limão possui propriedades desintoxicantes e contribui para digestão, recompondo sais minerais perdidos com a transpiração e a micção. Para que os benefícios sejam mais bem aproveitados, o ideal é que seja usado o suco de um limão espremido em um pouco de água (nunca fria nem gelada), e sua ingestão seja feita ao acordar.
Essa mistura ativa o metabolismo, tem ação diurética e contribui para fortalecer o sistema imunológico.
Para aproveitar melhor os efeitos benéficos da água com limão, o ideal, segundo recomendação da School of medicine and public health, é que a ingestão de água diária seja de, no mínimo, oito copos.
ÁGUA COM LIMÃO EMAGRECE?
Ainda faltam estudos conclusivos, em humanos, em longo prazo para que possamos afirmar, sem controvérsias, que sim. No entanto, há pesquisas realizadas em cobaias (camundongos), como a publicada no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, as quais mostram que a ingestão de água com limão promoveu perda significativa de peso em algumas cobaias e preveniu o ganho em outras. Além disso, melhorou a resistência à insulina, e a pectina, presente no limão, diminui a sensação de fome.
Entretanto, quem deseja perder emagrecer com saúde deve aliar a água com limão a uma dieta equilibrada e à adoção de hábitos saudáveis.
OUTROS BENEFÍCIOS DA ÁGUA COM LIMÃO
– O limão é rico em potássio, fundamental para o funcionamento do sistema nervoso e para as transmissões de impulsos nervosos;
– O cálcio e o magnésio da fruta contribuem para a saúde do coração e previnem o raquitismo;
– Controla a pressão arterial;
– Dilui o ácido úrico;
– Purifica o fígado;
– Tem função alcalinizante;
– Por ser fonte de vitamina C, combate gripes e resfriados;
– Ajuda a prevenir pedras nos rins.
CUIDADO!
Evite escovar os dentes 30 minutos após ingerir a água com limão e não abuse do limão na água que será ingerida em goles lentos, pois o ácido da fruta pode causar erosão no esmalte, conforme pesquisa realizada com 300 pacientes pela King’s College, publicada no British Dental Journal.te
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!