sopas

As sopas são alimentos versáteis, nutritivos e deliciosos. Além de serem perfeitas para aquecer o corpo em uma noite de inverno. O prato é um aliado também de mães que sofrem para fazer os filhos comerem vegetais. Basta processar as verduras e oferecer em forma de papinha, que as crianças adoram.

Geralmente relacionadas a dietas para emagrecimentos, as sopas são indicadas para pessoas de todas as idades e podem ser mais ou menos calóricas e ricas em nutrientes. Tudo depende dos ingredientes e do preparo. A qualidade dos ingredientes, aliás, está relacionada à qualidade da sopa, que deve ser preparada com água mineral, a fim de evitar qualquer tipo contaminação.

 

QUAL A MELHOR MANEIRA DE SE PREPARAR E CONSUMIR SOPAS?

A sopa é uma excelente maneira de se consumir vegetais, mas para aproveitar o melhor de cada ingrediente, o ideal é que não se jogue fora a água do cozimento dos vegetais, pois ela concentra grande parte dos nutrientes que se “soltam” das verduras e dos legumes durante o cozimento.

Quem está em dieta para perda de peso não devem misturar batatas, inhame, aipim ou outros tubérculos. Escolha somente uma dessas fontes de carboidrato ou prefira criar uma base com abóbora ou couve-flor, por exemplo.

Outra vantagem de caldos e sopas é que podem ser preparados em grande quantidade e congelados por até três meses sem perder as propriedades nutricionais. Isso facilita muito o dia a dia.

 

RECEITAS E BENEFÍCIOS DAS SOPAS MAIS CONSUMIDAS PELOS BRASILEIROS

 

CANJA DE GALINHA

A canja é excelente para ajudar a tratar gripes e resfriados, pois a cisteína (um aminoácido presente na carne cozida da galinha) é um expectorante. O delicioso caldo é indicado também para pessoas com inflamação na garganta e para quem está tratando alguma disfunção gastrointestinal. Além da cisteína combinação de ingredientes oferece vitamina A, vitaminas do complexo B, fibras e minerais, como magnésio, manganês, zinco, cobre, potássio e ferro.

Como preparar uma canja de galinha:

Ingredientes

1 peito de frango, com osso e pele

1 xícara (chá) de arroz

1 batata

2 cenouras

2 talos de salsão

1 cebola

2 cravos

2 litros de água mineral

2 folhas de louro

2 colheres (chá) de sal

azeite a gosto

pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Preparo

Descasque e corte a cenoura em meias luas pequenas. Lave, seque e corte os talos do salsão em fatias finas. Corte a cebola ao meio, descasque e prenda 1 folha de louro em cada metade, espetando com um cravo.

Numa panela média, coloque o peito de frango, a cenoura, o salsão e a cebola cravejada. Cubra com a água mineral e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos. Enquanto isso, descasque e corte a batata em cubos pequenos.

Transfira o peito de frango para um prato e reserve. Retire e descarte as cebolas cravejadas. Tempere o caldo com o sal, adicione o arroz, a batata e deixe cozinhar, em fogo baixo, por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando, com o cuidado de não deixar o arroz empapar.

Enquanto o arroz cozinha, descarte a pele e desfie metade do peito de frango – você pode armazenar o restante na geladeira, ou no congelador para outra receita.

Quando o arroz estiver cozido, misture o frango desfiado e sirva a canja com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

 

SOPA DE FEIJÃO

O feijão é fonte de ferro, proteínas e aminoácidos, carboidrato, fibras, minerais e vitaminas do complexo B, por isso é importante no combate à anemia, melhora o trânsito intestinal, previne câimbras e cáries.

Para preparar uma sopa de feijão prática e saborosa, você vai precisar de:

Ingredientes

3 xícaras (chá) feijão cozido e temperado

5 xícaras (chá) água mineral

2/3 xícaras (chá) macarrão (massa curta ou espaguete cortado)

noz moscada ralada a gosto

salsinha a gosto

 

Preparo

Bata o feijão com a água mineral no liquidificador ou mixer. Leve ao fogo e acrescente o macarrão. Ferva até cozinhar a massa. Sirva com noz moscada ralada e salsinha a gosto.

 

SOPA DE LEGUMES

A grande vantagem das sopas de legumes é que podem ser feitas com os ingredientes que você tiver em casa. As combinações são quase infinitas, e os benefícios à saúde dependem dos ingredientes que você colocar na panela. Os legumes e as verduras são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois são importantes fontes de vitaminas, fibras, carboidratos complexos e minerais. Agindo como antioxidantes e anti-inflamatórios; fortalecendo os ossos, o sistema nervoso, o sistema cardiovascular; e melhorando a imunidade e o metabolismo.

Para um creme de legumes completo e diferente, anote o passo a passo:

Ingredientes

280 ml de vinho branco seco

1 mandioquinha ou batata baroa

2 batatas com casca

100g de abóbora

2 tomates

1 abobrinha

1 talo de brócolis (opcional)

1 buquê de folhas de salsão

2 talos de salsão

2 cenouras

2 cebolas médias

1 alho poró

1 buquê com salsa, tomilho, manjerona e alecrim

2 folhas de louro

1 cravo

5 litros de água mineral

 

Preparo

O primeiro passo é preparar o caldo de legumes: Corte grosseiramente os legumes, coloque tudo em uma panela grande com água mineral e deixe em fogo bem baixo tampado por 2 horas. Coe.

Depois de cozido e coado o caldo, despreze o talo de brócolis, o cravo, a folha de louro, o buquê de folhas do salsão e o de salsa, tomilho, manjerona e alecrim.

Coloque o restante no liquidificador e bata aos poucos, acrescentando conchas do caldo até obter consistência de creme não muito grosso.

Se preferir, passe os legumes batidos em uma peneira. Coloque em uma panela, acerte o sal, esquente até começar a levantar fervura e sirva em seguida.

 

sopas

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *