Desde 2009, por definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os medicamentos fabricados e/ou comercializados no Brasil devem trazer uma bula voltada para os pacientes – além da bula técnica. Essa bula deve ser redigida de forma clara e trazer informações básicas, como dosagem e o modo de utilização (uso tópico ou oral). No entanto, em caso de comprimidos, as bulas costumam trazer a seguinte frase: “Os comprimidos devem ser tomados com líquido, por via oral” – sem especificar o líquido, e isso pode causar dúvidas nos pacientes. Por isso, os médicos costumam orientar que os remédios via oral (gotas, comprimidos, suspensões etc.) sejam engolidos sempre com água mineral.
A água é uma substância inerte, não reage a nenhum fármaco. Ou seja, não altera as propriedades dos medicamentos, preservando a ação esperada e a eficácia do tratamento. As águas minerais são ainda mais indicadas pela garantia de procedência.
[Conheça os benefícios da água mineral para seu organismo]
O QUE ACONTECE SE EU ENGOLIR COMPRIMIDO COM OUTRO LÍQUIDO?
Teoricamente, não se corre risco de morte se tomar remédio com outro líquido que não água, porém, pode haver interações que comprometam a eficácia do tratamento. Por exemplo: o cálcio presente no leite (e nos laticínios) reage em contato com a tetraciclina, presente em alguns antibióticos, diminuindo a eficácia do medicamento; alguns sucos (cítricos, principalmente) também podem interagir com princípios ativos dos medicamentos, potencializando-os ou retardando o efeito.
Bebidas alcoólicas são ainda mais nocivas ao organismo durante um tratamento medicamentoso. Isso acontece porque a maior parte dos remédios via oral é metabolizada pelo fígado – órgão responsável pela quebra da molécula de álcool. Assim, a bebida “compete” com o remédio, fazendo com que a absorção dos princípios ativos seja prejudicada. Outro problema é o álcool potencializar possíveis reações adversas, como enjoo e dor de cabeça, podendo interferir na pressão sanguínea e colocar a saúde e a vida do paciente em risco.
POSSO ENGOLIR O COMPRIMIDO SEM INGERIR ÁGUA?
Quando ingerida com comprimido, água mineral desempenha também o papel de lubrificante, fazendo com que o remédio deslize mais facilmente pelo tubo digestivo até chegar ao estômago. Sem a água, há o risco de cápsula machucar a mucosa do esôfago e até de ficar presa, vindo a romper fora do estômago, prejudicando, assim, o aproveitamento do fármaco.
Ao engolir um comprimido sem a ajuda de água, ele pode parar nos pulmões ou ficar preso na mucosa, o que pode trazer sérios problemas, principalmente em casos de antibióticos, ou, ainda, causar uma gravidez indesejada, no caso das pílulas anticoncepcionais. Por isso, tome remédios via oral sempre com, pelo menos, 200 mL de água ou conforme indicação médica.
*Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui a consulta médica.
Referência: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!