A retenção de líquidos causa edemas (inchaços) em algumas partes do corpo, geralmente nas pernas e na região do abdômen, e pode ser causada por problemas renais, hepáticos, cardíacos ou por disfunções hormonais (por doenças na tireoide). Se você sente as pernas cansadas no fim do dia, percebe marcas na pele do cós da calça, das meias ou das sandálias, pode ter retenção de líquidos.
Entre as causas da retenção de líquidos, estão: problemas cardíacos; disfunções renais, hepáticas ou na tireoide; uso de remédios anti-hipertensivos; e reações alérgicas ou inflamatórias.
COMO COMBATER A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
Inicialmente, é indicada uma avaliação médica para descartar a existência de problemas cardiovasculares, hepáticos, renais ou endócrinos.
Pessoas que sofrem com retenção de líquidos sem nenhuma causa aparente devem cuidar dos hábitos diários, como adotar uma dieta mais saudável – com menos gorduras e alimentos processados ricos em sódio – e praticar exercícios físicos.
É fundamental também cuidar da hidratação e ingerir dois litros de água mineral por dia. Manter o organismo bem hidratado melhora seu funcionamento e combate a retenção de líquidos, pois o sódio é dissolvido e não se acumula nas células.
Alguns chás ajudam a combater a retenção de líquido, por exemplo, de cavalinha, de erva-doce (ambos na proporção uma colher de sopa para uma xícara de água mineral fervente) e de alecrim (três colheres de sopa para uma xícara de água mineral fervente). Basta deixar as ervas em infusão de cinco a dez minutos e beber até três vezes por dia. Mas, atenção: esses chás não devem ser tomados por mais de sete dias consecutivos, salvo com orientação médica, e a cavalinha não deve ser ingerida por gestantes ou pessoas com insuficiência cardíaca ou renal.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!