A estação mais quente do ano é também a campeã em internações por desidratação, e as causas são as mais variadas, desde pessoas que esquecem de beber água até insolação e infecção por vírus ou bactérias. Uma pesquisa da Associação Médica dos Estados Unidos e da Faculdade de Saúde Pública de Harvard cruzou – durante 11 anos – prontuários médicos com registros meteorológicos e concluiu que ondas de calor eram responsáveis por um aumento significativo de internações por desidratação, infecções no trato urinário e problemas renais (muitas vezes causados pela falta de água no organismo).

O QUE FAZER PARA NÃO SOFRER DESIDRATAÇÃO NO VERÃO

A regra de ingerir ao menos dois litros de água por dia deve ser observada durante as temperaturas mais altas e é importante beber água mineral para repor os minerais perdidos com a transpiração, que aumenta no verão. Além da água mineral pura, aumente a ingestão de sucos naturais e chás, sem açúcar, de preferência. Evite bebidas alcoólicas e refrigerante.

Para não correr risco de contrair uma virose ou infecção gastrointestinal, que podem causar diarreias e, consequentemente, aumentam o risco de desidratação, não consuma alimentos de procedência duvidosa; lave bem as frutas e verduras; cozinhe bem carnes e legumes; lave as mãos antes das refeições; não ingira água sem ser mineral ou filtrada; e conheça a balneabilidade das praias, não tome banho em mar poluído.

É preciso, ainda, não se expôr ao sol entre 10h e 15h, do mesmo modo, evite fazer atividades físicas nos períodos mais quentes do dia. É importante ter atenção redobrada com crianças e idosos, que são mais propensos a sofrerem com desidratação.

[Conheça os sinais de que você bebe pouca água]

 

QUANTO DE ÁGUA PRECISO BEBER POR DIA?

Embora a recomendação básica seja de ingestão de dois litros de água diariamente, a necessidade de água pode variar de pessoa para pessoa. De acordo o Ministério da Saúde, é preciso considerar variações como metabolismo, peso, idade, nível e tipo de atividade, clima (temperatura e umidade do ar), por exemplo. Quem pratica exercícios físicos regularmente deve dobrar a quantidade de água e beber entre quatro e cinco litros de água mineral por dia para repor eletrólitos perdidos durante a atividade.

O ideal é não esperar ter sede para beber água e ficar atento aos sinais de desidratação.

[Conheça os sinais de que você bebe pouca água]

 

ATENÇÃO: A RECOMENDAÇÃO É QUE SE BEBA ÁGUA MESMO!

As outras bebidas – sucos naturais, água de coco, cafés e chás (tudo sem açúcar), por exemplo – são um extra no aporte de líquidos e não devem contar como fonte de hidratação.

Pessoas que têm dificuldade em ingerir água pura podem colocar rodelas de limão, gengibre, laranja, anis, canela em pau ou folhas de hortelã, capim-limão ou outras ervas para “temperar a água”.

 

hidratação

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *