Sabemos que as frutas fazem parte de qualquer plano alimentar para uma vida saudável. A indicação nutricional é de cinco porções de frutas por dia (exceto para diabéticos ou portadores de condições especiais, que devem consumir frutas de acordo com orientação de médico ou nutricionista). Porém, na correria do dia a dia, nem sempre conseguimos seguir essa orientação e trocamos as frutas por sucos de frutas. O problema é que muitas pessoas acreditam que ao ingerir sucos artificiais estão nutrindo o organismo com vitaminas e minerais das frutas, enquanto, na verdade, estão bebendo preparados ricos em açúcares e conservantes que podem provocar danos à saúde.
Segundo números da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), no que diz respeito ao consumo de açúcares e gorduras por crianças, 32,3% das crianças com menos de dois anos de idade já consumiram ou consomem refrigerantes ou sucos artificiais. A PNS afirmou, ainda, que 23,4% dos brasileiros ingerem regularmente refrigerantes ou sucos artificiais (em cinco ou mais dias da semana).
O PROBLEMA DOS SUCOS INDUSTRIALIZADOS
O consumo de sucos industrializados deve ser evitado sempre que possível, pois muitas marcas omitem a informação de que há adição de açúcar e de conservantes, além disso, mesmo os sucos 100% integrais passam pelo tratamento térmico UHT (Ultra High Temperature) ou pela prensagem a frio antes serem embalados. Esses processos alteram as propriedades nutritivas e outras características, como aroma e sabor do suco. Um suco natural de laranja, por exemplo, além de ser muito mais saboroso que o industrializado, oferece (em 200 ml) cerca de 80% da dose recomendada de vitamina C para um dia. Enquanto o suco de caixinha tem menos de 50% dessa vitamina.
Os sucos “de caixinha” apresentam doses muito altas de açúcares na composição, em média, duas colheres de sopa em 200 ml; além de outros ingredientes nocivos à saúde, como sódio, usado como conservante. Isso sem falar nos aditivos químicos (corantes, aromatizantes e estabilizantes): alguns podem causar reações graves, como a alergia provocada por corantes, problemas respiratórios, como asma e bronquite –, erupções cutâneas e dores de cabeça.
Para ser considerado suco, a bebida não pode ter nenhum aditivo químico nem açúcar (somente a frutose) e deve ter somente água e no mínimo 50% de fruta. As bebidas mais comuns nos supermercados não são sucos, e sim néctares ou refresco.
– Néctar: tem em média 30% de fruta e pode ser composto por açúcares ou adoçantes e aditivos químicos.
– Refresco: tem somente 10% de fruta e traz em sua composição doses altas de açúcares ou adoçantes e outros aditivos.
BENEFÍCIOS DOS SUCOS NATURAIS
Os sucos têm os mesmos nutrientes das frutas, mas devem ser bebidos logo após o preparo e devem ser feitos com água mineral para preservarem as vitaminas, minerais e todas as propriedades que fazem das frutas alimentos riquíssimos.
O consumo de, no mínimo, cinco frutas (diferentes) por dia se dá para garantir maior variedade de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, e isso vale para todos os grupos alimentares. O ideal é que experimentemos novos sabores e combinações de sucos. As frutas auxiliam no equilíbrio do peso; previnem doenças coronarianas; não possuem colesterol ruim; são fontes de fibra; e previnem a depressão e o estresse.
ÁGUA SABORIZADA, UMA DELÍCIA RESFRESCANTE E SAUDÁVEL
Além dos sucos naturais, as águas minerais saborizadas são excelente opções para quem deseja se hidratar e se refrescar nos dias mais quentes sem pôr a saúde em risco.
Veja algumas receitas de água saborizada.
Referência
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv91110.pdf
https://www.diabetes.org.br/publico/artigos-sobre-diabetes/1394-diabetes-e-refrigerantes
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!