Embora haja inúmeras fontes de água gaseificada, a maioria das águas encontradas no mercado são gaseificadas por um processo que acrescenta dióxido de carbono (CO2) durante o processo de envase. Esse acréscimo não produz alterações físico-químicas significativas na bebida, ou seja, a água com gás não faz mal!
A água com gás é uma ótima escolha para refrescar. Quando saborizada é excelente substituta do refrigerante, além de ser ótima fonte de sais minerais, como magnésio, potássio, silício, cálcio, entre outros. Mesmo com tantos benefícios à saúde, ainda há muitos mitos relacionados à água gaseificada. Por isso, relacionamos a seguir as dúvidas mais comuns sobre água com gás.
ÁGUA COM GÁS FAZ MAL PARA SAÚDE?
Não. Pelo contrário, a água gaseificada tem a mesma capacidade de hidratação e os mesmos nutrientes da água sem gás, sendo uma bebida indicada para o dia a dia.
ÁGUA COM GÁS ENGORDA?
Não. A água com gás tem as mesmas propriedades e é tão benéfica que qualquer água mineral. Ela não tem carboidratos nem calorias, por isso não causa aumento de peso nem celulite. Beber pelo menos dois litros de água por dia auxilia no emagrecimento, pois ajuda a manter o metabolismo ativo.
Algumas pessoas podem ter sensação de inchaço após ingerir rapidamente grande quantidade de água com gás, mas isso dura apenas alguns minutos.
ÁGUA COM GÁS DÁ CELULITE?
Não. A celulite é causada pelo acúmulo de gordura no organismo, fazendo com que as células retenham água e toxinas, além da gordura, prejudicando a circulação. E isso se dá pela ingestão de bebidas e alimentos calóricos, ricos em açúcares e gorduras.
ÁGUA COM GÁS PREJUDICA OS RINS?
Não. Ingerir água – com ou sem gás – é fundamental para manter a saúde dos rins.
ÁGUA COM GÁS ENFRAQUECE OS OSSOS?
Não. Há décadas, pesquisadores de universidades conceituadas no mundo inteiro estudam a ação do dióxido de carbono da água gaseificada nos ossos humanos e até hoje não há nenhuma relação de que a água com gás interfira na densidade óssea.
ALGUMAS VERDADES SOBRE ÁGUA COM GÁS
- A água com gás não é indicada para bebês nem crianças na primeira infância, pois podem causar sensação de inchaço e algum desconforto no estômago.
- Também para evitar possível desconforto estomacal, gestantes devem dar preferência à água sem gás (salvo por recomendação médica).
- Pessoas com úlcera gástrica ou gastrite devem perguntar ao médico se podem ingerir água com gás.
- A água com gás é excelente durante as refeições, pois limpa as papilas gustativas, fazendo com que se percebam melhor os sabores.
- É ótima fonte de minerais, sendo indicada para repor essas substâncias em atletas ou em pessoas com problemas intestinais.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!