Você já parou para pensar que a população da Terra aumenta exponencialmente a cada dia e que nossos recursos naturais – como o mais importante deles, a água – não acompanham esse crescimento? Pensando em conscientizar a população sobre a importância de preservar o mais importante recurso do planeta, a ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da resolução A/RES/47/193, criou – em 1992 – o Dia Mundial da Água (22 de março). A Declaração Universal dos Direitos da Água foi criada para a ocasião. Confira!

 

Declaração Universal dos Direitos da Água (ONU)

 Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

Art. 8º – A utilização da água implica respeito à lei.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

DEZ CURIOSIDADES SOBRE A ÁGUA

# Aproximadamente 70% da superfície da Terra é coberta por água.

# No entanto, 97,5% da água do planeta é salgada e, por isso, não pode ser usada para consumo humano.

# Cada pessoa utiliza, diariamente, em torno de 40 litros de água para beber, tomar banho e cozinhar.

# Cerca de 768 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água tratada.

# Em torno de 2,5 milhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico.

# A cada ano, mais de cinco milhões de pessoas morrem em consequência de doenças relacionadas à falta de água potável e saneamento básico.

# De acordo com a ONU, em 2030, o consumo de água pela população mundial será 40% maior que atualmente.

# O Brasil possui 13,7% de toda água doce da Terra, a Bacia Amazônica responde por 80% desse total.

# 10% da água usada no mundo são destinadas ao consumo humano; 20%, ao uso industrial; e 70%,na agricultura.

# Um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água.

 

Dia Mundial da Água

A retenção de líquidos causa edemas (inchaços) em algumas partes do corpo, geralmente nas pernas e na região do abdômen, e pode ser causada por problemas renais, hepáticos, cardíacos ou por disfunções hormonais (por doenças na tireoide). Se você sente as pernas cansadas no fim do dia, percebe marcas na pele do cós da calça, das meias ou das sandálias, pode ter retenção de líquidos.

Entre as causas da retenção de líquidos, estão: problemas cardíacos; disfunções renais, hepáticas ou na tireoide; uso de remédios anti-hipertensivos; e reações alérgicas ou inflamatórias.

Leia mais

A ingestão diária de – ao menos – dois litros de água por dia é primordial para o funcionamento do nosso organismo, que necessita da água para realizar funções vitais, como a circulação, os impulsos nervosos e a excreção. Além disso, a água é responsável pela composição do cérebro (cerca de 80% do cérebro humano é composto de água) e por manter suas atividades.

[Saiba quais os sais minerais presentes na água e seus benefícios para a saúde]

 

A ÁGUA INFLUENCIA NA ATIVIDADE CEREBRAL

Uma pesquisa realizada pelas universidades de East London e Westminster, realizada com 447 alunos, concluiu que a ingestão de água melhora não somente as funções vitais do cérebro, como também influencia no desenvolvimento intelectual.

Para o estudo, os alunos foram divididos em dois grupos para a realização de algumas tarefas (iguais para ambos os grupos). Metade dos alunos bebeu meio litro de água pouco antes de resolverem as questões propostas.

Após a análise dos resultados obtidos, os pesquisadores concluíram que a água melhorou em 5% o desempenho intelectual dos estudantes. O grupo que ingeriu água antes dos testes também teve reações 14% mais rápidas com relação às questões.

Os pesquisadores atribuem esse resultado ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro, ao menor esforço cerebral feito pelos cérebros mais bem hidratados, e pelo fato de a água ser importante para aliviar a tensão e a ansiedade.

 

beber água