preparar café

Depois da água, o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, e o chá é a terceira. Além da qualidade dos grãos, da torra e da moagem do café, e da qualidade, tipo de colheita, processo de secagem das folhas do chá, o modo de preparo e a água usada para o preparo interfere diretamente no sabor e no aroma da bebida.

Leia mais

Água com limão

O hábito de beber água com limão é defendido por alguns médicos e nutricionistas e ficou conhecido, principalmente, depois que beldades como Gisele Bündchen e Yasmin Brunet publicaram em suas redes sociais que bebem água com limão diariamente em jejum. O limão possui propriedades desintoxicantes e contribui para digestão, recompondo sais minerais perdidos com a transpiração e a micção. Para que os benefícios sejam mais bem aproveitados, o ideal é que seja usado o suco de um limão espremido em um pouco de água (nunca fria nem gelada), e sua ingestão seja feita ao acordar.

Essa mistura ativa o metabolismo, tem ação diurética e contribui para fortalecer o sistema imunológico.

Para aproveitar melhor os efeitos benéficos da água com limão, o ideal, segundo recomendação da School of medicine and public health, é que a ingestão de água diária seja de, no mínimo, oito copos.

Leia mais

Muito provavelmente, você já sentiu fome pouco tempo depois de ter feito uma refeição equilibrada e saído da mesa satisfeito. Isso não tem a ver com gula nem com compulsão alimentar, e acontece por uma confusão do hipotálamo, a zona do cérebro responsável por controlar funções orgânicas e sensações relacionadas à fome/ saciedade, libido, equilíbrio térmico, metabolismo, circulação e mecanismos do sono. Leia mais

Água contaminada

De toda a água do planeta, somente 2,4% é doce, e desse percentual, apenas 0,02% está em rios ou lagos e pode ser usada para abastecer as cidades e ser consumida. A água própria para consumo humano e de outros animais é chamada potável.

Para evitar a contaminação é fundamental consumir água mineral que é própria

Leia mais

Basicamente, os rins têm como função limpar o sangue, removendo as impurezas, e, assim, regular a pressão arterial. Parece simples, mas é extremamente necessário para o bom funcionamento do organismo. A falta de cuidados com os rins pode causar, entre outros problemas, a doença renal, que afeta a capacidade de filtração do sangue, podendo levar à insuficiência. Para evitar problemas nos rins, o primeiro passo é beber água regularmente, em quantidade suficiente para manter o organismo bem hidratado.

  Leia mais

Hidratação

A prática de atividades físicas, desde exercícios moderados até esportes de alto rendimento exigem a reposição correta da água e dos sais minerais perdidos no suor. De acordo com uma pesquisa da Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, a desidratação aumenta o estresse do exercício, a temperatura corporal, prejudica respostas fisiológicas e causa riscos para a saúde.

Leia mais