Assim como o planeta Terra, o corpo humano é composto de cerca de 70% de água. Ou seja, a água é fundamental tanto para a vida no planeta quanto para cada vida humana. O bom funcionamento do nosso organismo depende da quantidade de água que ingerimos. Como o corpo humano não é capaz de acumular água para garantir a saúde e o funcionamento de células, tecidos e órgão. Por isso, precisamos manter o aporte diário de água – em torno de dois litros, para uma pessoa adulta saudável.

Para entender melhor como a água age no corpo humano, preparamos estes tópicos sobre as funções dessa importante substância no organismo.

  • A quantidade aproximada de água nos seguintes é órgãos é:

Fígado – 86%

Cérebro – 85%

Pulmões – 80%

Rins – 80%

Sangue – 79%

Coração – 77%

 

  • A água é o componente mais abundante nos músculos. Entre 70% e 75% do peso corporal de um adulto é composto por massa muscular, e ela é constituída por 73% de água. Já o tecido adiposo, que varia entre 10% e 40% da composição corporal de uma pessoa adulta, tem cerca de 30% de água. Como o tecido muscular representa mais saúde, quanto mais água, mais saudável será o organismo. 

 

  • Toda a água do organismo é separada em dois compartimentos: o líquido intracelular e o líquido extracelular. O intracelular diz respeito à substância que existe dentro de  cada célula, já o líquido extracelular é encontrado fora das células (são os fluidos, os hormônios e o sangue, basicamente) e que fazem parte do metabolismo – urina e suor não entram nessa classificação. Cerca de 40% do peso de um indivíduo é de líquido intracelular, enquanto o extracelular representa em torno de 20%.

 

  • Somente a respiração – em estado natural – elimina 0,3 litro de água por dia. Nos dias quentes ou quando praticamos exercícios físicos, a perda pode chegar a quase um litro. A urina, a salivação e a evacuação são responsáveis pela eliminação de 1,5 L, em média, de água diariamente. Por isso é tão importante repor o líquido perdido regularmente.

 

  • A água exerce um papel fundamental na digestão humana (desde a saliva, passando pelo suco gástrico e as enzimas da digestão, até a formação do bolo fecal) e no transporte dos nutrientes para o interior das células.

 

  • A água é um lubrificante natural, responsável por contribuir para a saúde dos olhos, da pele, e das articulações.

 

  • Sem a água não haveria atividade cerebral nem funcionamento do sistema nervoso, pois os impulsos nervosos e sensoriais necessitam dessa substância para serem transmitidos. 

 

  • Sem a água, não conseguiríamos controlar a temperatura do corpo, assim, correríamos o risco de superaquecimento dos órgãos e do sangue em dias quentes. O aumento da temperatura corporal causa desnaturação das enzimas, que pode levar à morte.

 

  • Se uma pessoa não ingerir a quantidade necessária para repor a água perdida nas atividades diárias do organismo, corre o risco de sofrer desidratação. 

 

  • Uma pessoa saudável pode ficar até dois meses sem ingerir alimentos sólidos, mas não é possível passar dois dias sem a ingestão de água sem colocar a vida em risco.

 

  • Se a água no corpo humano for reduzida em:  1%, a pessoa vai sentir sede; em 2%, a eficiência no trabalho começará a diminuir, devido à dificuldade de manter a concentração, que pode desencadear leve confusão mental; em 4%, a pessoa a pessoa passa a sentir mal-estar, náusea e desorientação; se chegar a 20%, o risco de óbito é elevado. 

 

Para evitar danos à saúde e garantir o bom funcionamento do organismo, deve-se criar o hábito de ingerir diariamente ao menos dois litros de água!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *